O que é Marketing de Afiliados

O Marketing de afiliados é um novo tipo de publicidade, que vem ganhando espaço no mundo digital. É um formato de trabalho que permite ganhar escala sem necessariamente colocar esforço na venda do produto.
Este formato de trabalho abre a possibilidade de estar em canais diferentes de comunicação contando com a figura do afiliado.

Como Ganhar Dinheiro com Marketing de Afiliados

1.O que é o Marketing de afiliados?

Marketing de Afiliados é um modelo de marketing onde o produtor ou dono do produto paga uma comissão para o afiliado ou vendedor digital para cada venda que ele realiza.

Em consequência, este modelo é considerado uma alternativa muito interessante para o produtor, quando considera escalar as suas vendas on-line sem dispender de grandes investimentos.

Da mesma forma para o afiliado esta é uma excelente opção de trabalho principal ou mesmo de renda extra para aumentar o orçamento familiar.

Contudo não se engane, o Marketing de afiliados não é um mercado para se trabalhar somente como renda extra, muitos enriqueceram trabalhando como afiliados!

2.Quem são os atores do Marketing de afiliados?

2.1.Produtor ou dono do produto

O produtor é quem idealiza e cria o produto digital ou físico, além de criar o produto ele se responsabiliza por fazer o upload do produto para uma plataforma de venda de produtos.
Além disso o produtor também cria estratégias e materiais que vão ajudar o afiliado a vender seu produto.
Como exemplo de alguns materiais que produtor cria podemos citar: Página de vendas de alta conversão, recompensas digitais, banners, público semelhante, criativos para redes sociais, stories para redes sociais, prova social, scripts para venda em chats e whatsapp dentre outros materiais.

2.2.Plataforma

A plataforma de intermediação de vendas auxilia o produtor a disponibilizar o produto para afiliados e a fazer a disponibilização do conteúdo e o recebimento dos pagamentos dos clientes.
Na plataforma o Afiliado pode buscar produtos para se afiliar e vender. Por sua vez a plataforma ganha um percentual do recebimento do afiliado e do produtor.

2.3.Afiliado

O afiliado é o vendedor, que usa de todos os seus canais para efetivar vendas dos produtos que é afiliado.
Este profissional busca nas plataformas produtos que são de interesse da sua audiência e gera comunicação constante com a sua audiência através de diversos canais que vamos falar mais a frente.

2.4.Cliente

O cliente é quem vai receber o produto digital ou físico. O produtor que faz um bom trabalho pode impactar a vida do cliente com muita intensidade de forma a mudar a sua vida.
Existem muitos produtores que são monstros na internet em contrapartida também há muitos produtores que mal entraram no mercado e já estão querendo ensinar a outras pessoas o que ainda não vivenciou.
Por isso é muito importante fazer uma boa pesquisa sobre o produtor e o produto antes de divulgar o produto para não ter problemas futuros.

3.Quais as formas de trabalhar o Marketing de Afiliados

Os afiliados trabalham com inúmeras estratégias e canais de vendas onde se comunicam com a sua audiência. Vamos citar os mais utilizados abaixo:

3.1.Blogs

O blog é uma estrutura que está no seu controle, pode parecer um pouco obvio o que estou dizendo aqui, mas vai fazer sentido daqui a pouco para você.
Veja o Seu blog como um ativo que você vai construindo aos poucos ali ficarão armazenados artigos e vídeos que nutrem e qualificam sua audiência e os aquece para o momento da venda.
Com o tempo esta estrutura vai receber tráfego orgânico sem precisar fazer mais nada, uma estrutura que mesmo que você esteja em viagem continuará trabalhando por você.
O blog te ajuda a escalar o seu negócio, pois as vendas que entram pelo blog não têm custo para você. Ajuda a escalar pois dali você pode tirar os recursos para construir suas campanhas de tráfego pago e equilibrar suas vendas.

3.2.Redes sociais

As redes sociais são incríveis, são portais onde você poderá construir a sua audiência e se comunicar com ela com frequência, ter mais interação e engajamento.
O tráfego pago é principalmente trabalhado nas redes sociais, mais fortemente no Facebook e Instagram.
Embora o Tráfego pago seja primordial para escalar seu negócio, sabia que a sua audiência no Instagram e no Facebook não é sua de verdade, você está na mão das redes, eles podem mudar o algoritmo a qualquer momento sem aviso prévio e você pode perder muito ou todo o seu alcance sem aviso.

3.3.E-mail Marketing

Você já deve ter ouvido falar que o e-mail marketing morreu, que não é mais a principal forma de se comunicar com a audiência.
Contudo o e-mail marketing ainda é responsável por percentuais significativos das vendas realizadas na internet. O e-mail marketing é parte fundamental de muitos funis de vendas.
Você já deve ter ouvido falar da fórmula de lançamento, esta metodologia usa em todas as suas estratégias o e-mail marketing como principal estratégia para gerar tráfego para as paginas de vendas. (Se não sabe ainda o que é a formula de lançamento fique ligado que em breve vamos falar sobre este assunto)

Cada Afiliado tem sua preferência para trabalhar, se você é um afiliado iniciante escolha um, no máximo dois canais para iniciar o trabalho de desenvolvimento e abertura de canais de vendas.
Acima de tudo no marketing de afiliados o que vai dizer se você vai ter resultados ou não é a sua constância. Se conseguir manter uma constância de trabalho você vai conseguir aumentar os seus resultados gradativamente.

4. Mito – No marketing digital da para ficar rico do dia para a Noite

Se você ouviu que no marketing digital você conseguirá ficar milionário do dia para a noite, não é bem assim a história. Para construir audiência para se ter pessoas te vendo como autoridade, é necessário que você trabalhe com consistência, fazer o que tem que ser feito todos os dias, sem errar.

5. Escolha uma boa plataforma de produtos

As plataformas de produtos digitais, apesar de parecerem muito entre elas, são muito diferentes, é importante você entender a diferença entre elas, o que uma tem de melhor que a outra para você especificamente.
Nesse sentido, você vai pesquisar sobre as principais plataformas no mercado dentre elas duas se destacam:
Hotmart – Especializada em Produtos digitais e a mais tradicional de todas, tem diversos recursos interessantíssimos para produtores e afiliados na área interna. A Hotmart é expecializada em produtos digitais com comissões de até 80%
Monetizze – A Monetizze é uma plataforma mista, lá você poderá representar produtos físicos e digitais é uma plataforma muito séria e segura também.

6. Escolha um produto

Antes de escolher o produto, olhe para a sua audiência e se você não tem audiência, olhe para aquelas pessoas que você se conecta com mais facilidade.
Sob o mesmo ponto de vista, olhe para a sua persona, quais as dores ou problemas que a sua audiência tem e que quer muito resolver.
Escolha um produto que se conecte com estas pessoas e que verdadeiramente resolva um problema delas.
Assim como você não deve gostar de vendedores que querem te empurrar produtos apenas pela comissão, sua audiência também não.

7. Educação da sua audiência sobre o que você quer vender

No Marketing de afiliados assim como no mercado físico, as pessoas não compram um produto sem saber mais sobre ele.
Neste sentido, se você tomar como referência um produto de baixo valor é possível que o possível comprador passe o cartão.
Por outro lado, se o produto tiver um valor mais alto, é certo que a sua audiência vai querer saber mais sobre o produto e sobre com o ele vai funcionar.
Com isso, é importante disponibilizar acesso a materiais que eduquem a audiência de como o produto funciona, os resultados que quem usou o produto está tendo e como é fácil usar o produto, dentre outras informações.

8. Tráfego

Um dos pilares do Marketing de afiliados é o tráfego e para conseguir formar uma audiência o mais rápido e controlável é o tráfego pago, trabalhar com anúncios pagos para a sua audiência.
Ainda assim o tráfego orgânico é importante. É mais lento de se conseguir, mas será um ativo que a longo prazo se tornará fonte de vendas sem haver a necessidade de investir em tráfego pago.
A Junção destas duas fontes de tráfego é importante pois se complementam uma escala o negócio a outra traz estabilidade.

9. Conclusão

Como qualquer empreendimento trabalhar com o marketing de afiliado não é algo fácil e que de pouco trabalho, mas vale a pena!
É uma nova profissão que surgiu e que aos poucos está separando profissionais de amadores.
Afiliados profissionais estão conseguindo faturamentos altos e rentabilidades realmente atrativas, claro, fruto de muito estudo e teste.
O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário, me ajuda a entender se os conteúdos estão sendo úteis para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!